quarta-feira, 15 de março de 2017

Mulheres ativistas chamam a atenção para o debate da previdência em sessão solene na Câmara de Esteio

Na noite de ontem (14) a Câmara de Vereadores de Esteio realizou uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A atividade destacou personalidades femininas que foram indicadas pelos vereadores, pelo Corpo de Bombeiros, pela Brigada Militar e algumas secretarias da Prefeitura de Esteio. Nosso mandato homenageou a líder comunitária Geneci Carolino Rosa, conhecida como Bonita, que mora na Vila Esperança. No entanto, algumas mulheres que possuem posturas políticas de vanguarda se manifestaram na sessão. Foi uma manifestação silenciosa, que se utilizou de uma faixa para levar uma mensagem pela passagem do dia internacional da mulher. A faixa se posicionava contra a reforma da previdência, que ignora a jornada ampliada de trabalho que as mulheres tem e pedia democracia e o fim da violência contra a mulher.
Essas mulheres de vanguarda reuniram em uma faixa questões muito caras à nossa Nação. A primeira é a democracia, que nos foi tirada por conta de um golpe político contra uma mulher, que nos mergulhou em um regime de estado de exceção, com o impeachment da presidenta Dilma. Além disso, o pedido pelo fim da violência contra a mulher nos mostra que temos que reinventar nossa cultura e fomentar uma plataforma ética justa para os gêneros, em que a mulher não sofra violências. A terceira trata da reforma da Previdência Social, que nos mostra a realidade e a dimensão do retrocesso civilizatório que vivemos hoje, ao desconstituir e retirar direitos conquistados na década de 30, ainda na era Vargas. A reforma é especialmente cruel com as mulheres, ao desconsiderar a jornada ampliada de trabalho, tendo em vista que a cultura predominante a coloca nos serviços domésticos e cuidado com os filhos ao tempo que é inserida no mercado de trabalho.
Saiba mais sobre a Bonita e descubra os motivos que nosso mandato designou essa homenagem a ela.    
A história da nossa cidade é escrita com o trabalho e dedicação de pessoas como Geneci Carolino Rosa, que não mediu esforços diante dos desafios postos em sua vida. No entanto, ao superar seus problemas de moradia ajudou o organizar um bairro em nossa cidade. Geneci participou ativamente de toda a organização da ocupação da vila Esperança. Após sua contribuição com a criação do bairro, seguindo seus princípios de apreço pela vida comunitária, Geneci foi fundamental na criação da associação de moradores do bairro. Nesse espaço desenvolveu inúmeras ações de interesse coletivo da comunidade, provendo alimentos, agasalhos e mantimentos em geral para os moradores do bairro. Além disso, no último período, Geneci contribuiu com o processo de regularização e urbanização da Vila Esperança. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário