segunda-feira, 10 de julho de 2017

Audiência Pública encaminha documentos para evitar sucateamento da Refap


Medida também tem por objetivo retomar controle do ar e da água em proteção à comunidade

Na quinta-feira, dia 06, a Frente Parlamentar em Defesa das Estatais e do Serviço Público realizou uma Audiência Pública no Plenário da Câmara de Vereadores de Esteio para tratar das mudanças na Refap e os riscos das operações para a comunidade da cidade. A Audiência Pública atende um pedido da Bancada do PT de Esteio que foi aprovado por unanimidade pelo plenário. Vereadores de Esteio, funcionários da Refap, integrantes da comunidade e lideranças sindicais integraram o público da audiência. “Lamentamos que o Poder Público Municipal, que responde pela Defesa Civil entre outros órgãos tenham abandonado os interesses da comunidade, assim como a direção da Refap”, avaliou Leo Dahmer, líder da bancada do PT. No entanto, o abandono das autoridades da prefeitura e da refinaria não impediu os encaminhamentos da Audiência Pública, que prepara um documento para reforçar uma ação dos trabalhadores para reforçar uma ação judicial que visa manter a segurança da planta industrial da Refap.

O presidente do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), Fernando Maia, fez uma explanação sobre as motivações da direção política da Refap e as consequências que afetam a comunidade esteiense de várias formas. As demissões do quadro impactam diretamente no desemprego e na questão social, o desmonte dos equipamentos de monitoramento impactam o meio ambiente e a comunidade do entorno da refinaria e os riscos de acidentes também. Em sua apresentação, Fernando Maia trouxe exemplos negativos desta condução política em nível internacional e nacional, citando um incêndio ocorrido no momento em que se fazia uma audiência pública no Rio de Janeiro. A grande preocupação do líder sindical com a segurança da planta da refinaria é a redução de pessoal que afetam os turnos de trabalho, sobrecarregando determinadas funções ligadas a segurança das operações da Refap. O Sindipetro ingressou com uma medida judicial, que em outros estados brasileiros foi definitiva para que se mantenha o quadro mínimo de operação, sem oferecer riscos à população.
A comunidade presente se mostrou preocupada com os níveis de poluição e pela falta de controle e de mecanismos que possam aferir a contaminação do ar e da água. A Audiência Pública foi presidida pelo vereador Márcio Alemão (PT) e contou com a participação do vereador Luiz Duarte (PT) e da vereadora Rute Viegas (PMDB). Os parlamentares presentes ouviram as preocupações da comunidade e devem tomar outras providências a partir de seus mandatos para que os órgãos da Defesa Civil e do Meio Ambiente do município tome ciência dos conteúdos apresentados pelos trabalhadores da Refap, que colocam em risco a comunidade esteiense.
O vereador Leo Dahmer também irá tomar iniciativas legislativas com o objetivo de sensibilizar os atuais gestores municipais do meio ambiente e da defesa civil a tomarem conhecimento sobre a situação que expõe a comunidade de Esteio. “Diante das informações apresentadas na Audiência Pública será possível o município tomar providências que buscam garantir a segurança da nossa comunidade, que é o mais importante no momento, independentemente da matiz política de cada um”, finaliza Leo.

Veja mais informações sobre a Audiência Pública:







Nenhum comentário:

Postar um comentário