quinta-feira, 31 de março de 2022

Moradia e revogação das reformas trabalhista e da previência

Leo e Marcon tratam da luta pela moradia, revogação das reformas trabalhista e da previdência. 

Leo Dahmer explica equívoco na política de preços nos combustíveis

O vereador Leo Dahmer, do PT de Esteio, utilizou seu Grande Expediente da sessão ordinária desta terça-feira, 29, para explicar a política de preço dos combustíveis no Brasil. Veja a entrevista completa https://youtu.be/4mgrxihhGlo

quarta-feira, 30 de março de 2022

Uma aula sobre os preços dos combustíveis no Brasil

O vereador Leo Dahmer, do PT de Esteio, utilizou seu Grande Expediente da sessão ordinária desta terça-feira , 29, para explicar a política de preço dos combustíveis no Brasil. Ao comentar uma moção de parabenização ao SINDIPETRO/RS, o professor de sociologia dá uma aula sobre a política de preço dos combustíveis no Brasil.

sexta-feira, 25 de março de 2022

Presidente da CUT fala sobre preço justo do combustível

Nesta sexta-feira, dia 25, o vereador Leo Dahmer, do PT, participou do ato pelo preço justo nos combustíveis, promovido pelo Sindipetro/RS, em frente a REFAP. O presidente da CUT do Rio Grande do Sul, Amarildo Cenci, fala sobre a política de preços que está afetando a economia do Brasil, para sustentar altos lucros de um pequeno grupo de acionistas.    

Dia Nacional de Luta pelo Preço Justo no Combustível

Nesta sexta-feira, a partir das 6h30 da manhã, trabalhadores da Petrobrás realizaram movimento em frente a REFAP em Canoas pelo preço justo nos combustíveis. O vereador Leo Dahmer, do PT, fala com a presidenta do SINDIPETRO-RS Miriam Cabreira sobre o dia de mobilização nacional promovido pela categoria.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Leo Dahmer propõe sistema de cooperativa de motoristas de aplicativo em ...

O vereador Leo Dahmer, do PT, apresentou o anteprojeto de Lei que autoriza o Poder Público a firmar parceria com cooperativa de trabalhadores de aplicativo para superar os impasses da necessidade de transporte público em Esteio. A proposta, que ganhou a adesão do vereador Gilmar Rinaldi da bancada do PT, se inspira na Prefeitura de Araraquara que desenvolveu um modelo que utiliza a tecnologia de aplicativos para o transporte de pessoas, mas com uma distribuição mais justa, remunerando melhor os motoristas. Além de remunerar melhor, os motoristas de aplicativos organizados em cooperativas passam a ter uma voz mais ativa em suas relações de negócio. “Enganam-se os motoristas de aplicativo que se julgam donos de seu negócio, pois não são. O dono do meio de produção é o proprietário do aplicativo e o serviço prestado é tratado de forma meramente instrumental, sem participação no negócio. Com a cooperativa, essa relação se torna mais justa, pois o problema não é a tecnologia, mas a forma injusta com que as plataformas de aplicativo se relacionam com os prestadores de serviços”, explica Leo.

quarta-feira, 16 de março de 2022

Leo questiona segurança do deck da 24 de Agosto, em Esteio

O vereador Leo Dahmer solicitou à Prefeitura os estudos que autorizam a instalação de espaço para uso de clientes em vaga de estacionamento público na rua 24 de Agosto, esquina com a rua Pelotas. A curva da rua 24 termina em uma rota de colisão com a estrutura para uso de clientes. A evidência tem fomentado o questionamento sobre a segurança da respectiva instalação.

Quer falar sobre nossa cidade? 
Sobre o melhor desenvolvimento da nossa região?
leolutacontigo@gmail.com
whatsapp: (51)-93252808


terça-feira, 15 de março de 2022

Leo quer mais transparência da Prefeitura na distribuição de materiais

O vereador Leo Dahmer apresentou um pedidio de informação na sessão ordinária desta terça-feira, dia 15, sobre os critérios adotados pela Prefeitura, na distribuição dos materiais destinados às famílias atingidas pelo temporal, em Esteio.

terça-feira, 8 de março de 2022

Leo pede por mais agilidade e apoio para superar danos do temporal

O temporal que atingiu a cidade de Esteio ontem causou inúmeros transtornos, com quedas de árvores, muros, destelhamentos e outros danos que afetaram centenas de famílias em Esteio. O vereador Leo Dahmer solicitou mais apoio da Prefeitura para recompor minimamente as condições de vida das famílias atingidas. Muitos locais ainda estão sem luz e essa situação está transtornando ainda mais a vida das famílias atingidas pelo temporal. Pois, mesmo aquelas pessoas que não tiveram danos diretos, sem luz passam a perder o alimento armazenado nas geladeiras. 

Além de abordar a situação difícil das famílias esteienses atingidas pelo temporal, Leo falou sobre questões relativas ao dia 8 de março, dia da mulher. Confira!!!


A manifestação ocorreu na sessão ordinária, desta terça-feira, dia 8, no espaço do Grande Expediente, quando parlamentares são convidados a discorrer sobre temas de seu interesse por sete minutos. Quatro parlamentares são contemplados em cada sessão ordinária de acordo com a ordem alfabética do nome do vereador. 

terça-feira, 1 de março de 2022

Esteio tem vitória parcial na luta pelo São Camilo

Como essa política afeta Esteio

Em Esteio o corte é de 85% do orçamento repassado ao Hospital São Camilo. Leite simplesmente desfaz as ações políticas implementadas pelo Governador Tarso Genro, que mantém o hospital 100% SUS, com porta única de atendimento. O Programa Assistir redimensiona os repasses retirando dos hospitais públicos para hospitais privados, filantrópicos, que possuem um protagonismo diferente na responsabilidade da saúde pública da população gaúcha. O programa, na prática, determina que dos R$24 milhões de repasses, o município passará a receber R$4 milhões.

Compreenda o contexto político

O programa Assistir, que está sendo implementado pelo Governador Eduardo Leite, destrói a saúde pública para recuperar hospitais da rede privada e filantrópica. O programa integra uma das ações de governo que tem por consequência a diminuição de investimentos em saúde em Esteio. Esses ataques frequentes aos serviços públicos são patrocinados pelos defensores do estado-mínimo, que no exercício da gestão transformam suas teses políticas em ações de governo, nesse caso, governos neo-liberais. Nessa recente polarização, os defensores do neoliberalismo bolsonarista possuem uma característica comportamental bastante evidente, de orientar suas motivações sob uma heliosfera de ódio. Esse ódio geralmente é aplicado à destruição do objeto, comportamento ou política que está sendo odiada. Tal comportamento intui ações de ruptura. A ruptura, em si, pode ser uma virtude, no entanto, sob o prisma da política do ódio acaba produzindo mecanismos legais que aceleram a degeneração social, como consequência das próprias rupturas. Rupturas com a democracia, rupturas, renúncia e exclusão de tudo que não pertence ao grupo em particular. Tal perspectiva aplicada em larga escala promove essa tragédia social, que atinge os serviços públicos e por consequência a qualidade de vida das pessoas que vivem aqui pela região e utilizam o Hospital São Camilo.
Diante da compreensão deste contexto político pode-se ver uma das motivações que tem favorecido o protagonismo do ex-presidente Lula neste novo cenário. Ocorre que a experiência política do Governo Lula foi marcada pela capacidade de conciliação entre campos absolutamente distintos. A ideia de conciliação está intrínseca em todas as suas ações políticas de governo e produziram um Brasil sem fome e sem desemprego. Promover a política de conciliação em contraponto ao ódio e a violência parece ser o grande desafio político, a qual nos debruçamos com total dedicação.